terça-feira, 20 de março de 2012

Iniciando Uma Criação de Aves Ornamentais

Para inicio de conversa, temos que planejar todos os prós e os contras de uma criação de aves, desde as grandes vantagens até a possível desvantagem de cria-las.
Entāo...
Vamos começar com as grandes vantagens de uma criação de aves ornamentais. Primeiramente é importante dizer que nāo criamos uma gama de aves ornamentais, temos predileções para Garnisés, faisões e Pavões. Sendo aves muito vistosas, e que historicamente desperta admiração de muitos por sua beleza inquestionável, sendo ainda importante salientar que sāo rústicos e lucrativos para quem deseja cria-los como fonte de renda alternativa. Trazem com freqüência distração as crianças, e porque nāo aos adultos?



Os Garnisés, podem ser criados inclusive em casa, como fazemos por muitas vezes, quando precisamos dar uma atenção especial a alguma situação, ou mesmo pelo prazer de ouvir os galinhos cantarem cedo, e ter lembranças saudosistas de uma infância que quase foi esquecida pelas intempéries da cidade, que lixiviam memórias e nos fazem esquecer que todos temos um passado na roça.

A possível desvantagem de criar aves ornamentais, só podem ser relevantes a pessoas que nāo gostam das mesmas, que poderiam vir a se incomodar com canto delas, e outra desvantagem seria para os preguiçosos, já que precisamos ter o mínimo de cuidados em relação a sua higiene e alimentação, cuidados esses, que devemos ter com qualquer animal doméstico.

Ovos Galados

Supondo que queira começar com a compra de ovos galados (férteis), para incuba-los ou em chocadeiras ou com as próprias galinhas chocas, é importante observar a procedência dos mesmos assim como vários outros detalhes imprescindíveis, antes e depois da compra.
Começando com a escolha do fornecedor dos ovos:

  • Seria muito bom saber se as galinhas estão em período de muda de penas, ja que a taxa de fertilidade dos ovos caem nessa época.
  • Se o criador pratica vacinação dos animais periodicamente.
  • Se o período de armazenamento dos ovos nāo ultrapassam sete dias, contando com o tempo de chegada para a imediata incubação.
  • Se houve marcaçāo dos ovos com tintas ou produtos químicos embriotóxicos, como exemplo podemos dar, a tinta de pincel atômico.
  • Se a embalagem feita tem grande resistência a choques, e cuidados com o embriāo, no que diz respeito a troca gasosa, nāo podendo ser embalado com nada que possa prejudicar a "respiração" dos mesmos.
Continuaremos no próximo Post...